Seminovo ou Usado – Que Cuidados Devo Tomar?

Seminovo ou Usado - Que Cuidados Devo Tomar?

Compra e Venda | Por: | 21 jan 2016 | 0 comentário

Na hora de comprar o carro, geralmente as pessoas se confundem com as opções: SEMINOVO e USADO. Você já parou para pensar que se os dois são usados, onde está a diferença?

"Seminovo" é uma nomenclatura usada mais recentemente. Há algum tempo atrás, um carro Zero Km, assim que fosse retirado da concessionária e registrado no nome do primeiro dono, já seria considerado usado, independente da quilometragem. Mas, como o mercado vive em constante evolução, foi criada uma classificação intermediária para aquecer o mercado automotivo, os chamados "seminovos",  mas que continuam com as mesmas consequências financeiras assim que são retirados do pátio da concessionária. Essa desvalorização chega a até 15% do valor que foi pago.

Para um carro ser considerado Seminovo é necessário seguir algumas regras criadas pela Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (ASSOVESP). Estas regras são muito simples e de fácil entendimento.

Algumas características que definem um carro seminovo:

  • O carro precisa ter no máximo 3 anos de uso
  • um só proprietário
  • baixa quilometragem

Só para reforçar estes dados, não existe uma quilometragem definida como "baixa" nestas regras. O carro pode ter de 2.000 km até 20.000 km mesmo assim pode ser considerado Seminovo.

Existem alguns pontos que ainda podem ser observados como características que enquadram o carro como seminovo, como: parte do visual e mecânica,  que podem ir desde uma colisão até um simples rebaixamento ou acessórios não originais.

E, pra você que vai comprar um carro, não importa se é Seminovo ou Usado,  para não ter problemas na hora que for fechar negócio, não importa o carro que esteja comprando, sempre tome os devidos cuidados para que o sonho não se torne um pesadelo. Por isso, observe com atenção todos os detalhes na aparência do carro, na mecânica e, muito importante, na documentação!

Se o carro for Zero KM, é preciso fazer o registro na base de dados do DETRAN para a emissão da CRV (Certificado de Registro do Veículo). Este registro permitirá o emplacamento e concessão do Certificado de Licenciamento do Veículo (CRVL), que é um documento de porte obrigatório.

Se o carro for Seminovo ou Usado, você deve primeiro atentar para o número do Chassi, confirmando se é o mesmo do documento. O Chassi é uma sequência de números e letras que pode ser encontrada nos vidros, na porta e inclusive no cofre do motor. Esta sequência deve estar legível e alinhada. Com estes cuidados você começa a garantir um bom negócio.

Há alguns dias atrás, gravei um vídeo falando sobre a diferença entre carros Novos, Usados e Seminovos. Vale a pena conferir.

Quero conhecer a sua história. Deixe o seu comentário!

Quer saber como você pode trocar de carro sem perder dinheiro?

Cadastre seu e-mail e assista a um vídeo que mostra o passo a passo

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO


Sobre o Autor


Foto Autor

João Paulo Machado

João Paulo é um apaixonado por carros, com anos de experiência neste ramo, comunicador, especialista em negociação e vem ajudando pessoas a trocar de carro sem perder dinheiro. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


Deixe o seu comentário