Bateria descarregada... e Agora?
Manutenção | Por: João Paulo | 9 mar 2016 | 1 comentário

Carro sem bateria... e agora? A maioria das pessoas logo opta em fazer a ligação paralela que é a famosa "chupeta". Embora esta manobra seja tratada como algo simples, já adianto que ela não é recomendada pelas montadoras, pois pode provocar sérios danos não só ao carro que sofreu a descarga, mas ao que está sendo usado como auxílio.
A comumente utilizada "chupeta" pode desestabilizar o sistema elétrico, causando a queima de sensores e módulos eletrônicos. E não é só isso, a carga cria um curto circuito que pode causar a explosão da bateria e, consequentemente, incendiar o motor.
Quando fazer?
A bateria acaba, geralmente, quando você esquece alguns itens ligados, como: faróis, lanternas, rádio, luz interna, módulos de potência, enfim, qualquer sistema que consuma carga da bateria a ponto de deixar a tensão tão baixa que não possibilita sequer a partida no motor.
Como Fazer?
Basta ter em mãos o cabo apropriado - este cabo possui pontas com "garras" conhecidas como BOCA DE JACARÉ - e aproximar os carros de forma que as baterias estejam ao alcance dos cabos.
IMPORTANTE! Antes de virar a chave, certifique-se de que todos os componentes elétricos do carro estão desligados: lanternas, faróis, rádio, luz interna e etc...
Agora que os dois carros estão frente a frente, conecte os cabos, iniciando pelo cabo PRETO (polo NEGATIVO (-)), que deve ser ligado nas respectivas indicações. Em seguida, o cabo VERMELHO (polo POSITIVO (+)).
Feito isso, dê a partida no carro e aguarde 3 minutos até que possa fazer da mesma forma no carro que está com a bateria sem carga suficiente.
Assim que o carro ligar, remova imediatamente o cabo PRETO (-), tomando cuidado para que não acha nenhum contato entre os cabos. Na sequência, retire o cabo VERMELHO (+). Pronto!
ATENÇÃO: Não utilize cabos de fiação normal que não sejam próprios para este fim. Não coloque sua vida em risco!
E se não der certo, o que fazer?
Podemos considerar que a vida útil de uma bateria é de 2 a 3 anos, dependendo da intensidade em que é usada. Caso a bateria seja nova e mesmo assim apresente este quadro de não funcionamento, é aconselhável a avaliação de um profissional de Auto Elétrica ou da Concessionária para verificar os seguintes itens:
1- Se o alternador está carregando de forma correta.
Este procedimento é feito com o carro ligado, para um funcionamento correto ele deve estar em 13,0 a 14,5 V.
2- Se há alguma fuga de corrente.
Neste caso, é diagnosticado ao observar se algum equipamento eletrônico do carro permanece ligado mesmo quando o carro está desligado.
A Bateria é, definitivamente, um dos itens de maior importância e que exige cuidados preventivos.
Lembre-se que o descuido com a saúde do seu carro pode lhe trazer grandes transtornos, podendo te deixar "na mão" em momentos importantes ou até mesmo colocando sua vida e de sua família em risco.
Too many coiptmmenls too little space, thanks!