Fique Alerta na Hora de Comprar seu Carro

Fique Alerta na Hora de Comprar seu Carro

Carro Zero | Por: | 24 mar 2016 | 1 comentário

Se você acha que dá muito trabalho seguir a "cartilha" na compra do carro usado; se prefere não perder tempo com um passo-a-passo... Cuidado para não se arrepender depois!

À principio, você pode achar que está agilizando o processo, mas a longo prazo, sua negligência pode se tornar uma dor de cabeça sem fim.

Em se tratando de negociação de carros, uma das etapas mais importantes (se não a principal) é a DOCUMENTAÇÃO. Um problema envolvendo documentação pode levar anos da sua vida para ser solucionado (e SE solucionar!).

Uma simples consulta no DETRAN pode livrar o comprador de sérios problemas, como por exemplo, a aquisição de veículo com restrição Judicial. Esta é uma situação muito comum e grave, pois não há autorização legal para que este veículo seja objeto de transação comercial.

Fique atento! Se você der um sinal na compra do carro e só depois descobre que o carro é alvo de alguma questão Judicial, será muito difícil reaver este dinheiro. Em casos como este, o transtorno pode ser tanto para quem vende quanto para quem compra.

Desde 2012, o site do DETRAN de São Paulo disponibiliza o serviço de consulta gratuita que informa se o veículo tem Débitos e Restrições. Se você é do estado de São Paulo, faça o teste e baixe o aplicativo DetranSP. 

Outro ponto interessante para quem mora em SP: alguns cartórios estão credenciados à Secretária da Fazenda, sendo assim, as pessoas que vendem seu carro ficam isentas de comparecer ao Detran para fazer a chamada "Comunicação de Venda".

 

VAMOS AOS 06 PASSOS PARA UMA NEGOCIAÇÃO SEGURA:

  • Passo 1- Pesquise Débitos e Restrições:

Peça os dados do carro que você está interessado em comprar, ir ao Detran de sua cidade e efetuar sua pesquisa. Fique tranquilo, esta consulta é gratuita.  Antes, verifique se o Detran do seu Estado disponibiliza esta pesquisa na internet.

  • Passo 2- Confira a numeração do CHASSI:

Primeiro confira se o número é o mesmo constante no documento. Esta numeração pode ser encontrada em várias partes do veículo. Você mesmo pode procurar a numeração, caso não saiba como fazê-lo pode ir ao Detran ou a um local que faça este tipo de serviço (mas, lembre-se que este serviço pode ser cobrado).

  • Passo 3- Histórico do Carro:

Se você estiver no papel de comprador, se adiante, e peça o histórico a quem está lhe vendendo. Caso você seja o vendedor, tenha essas informações em mãos. Isso gera muita credibilidade e segurança a quem está envolvido na negociação.

  • Passo 4- Cópia CRV:

Se você for o vendedor, é de extrema importância que fique com a cópia do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Por segurança, solicite uma cópia autenticada.

  • Passo 5- Prazos:

Fique alerta aos prazos! É de extrema importância que você faça a transferência da documentação dentro do prazo estipulado de 30 dias. O atraso é legalmente considerado como uma infração GRAVE, com pena de 5 pontos na CNH.

  • Passo 6- A Transferência:

Por lei, a transferência do veículo deve ser no prazo de 30 dias corridos após o preenchimento do CRV.

De posse do Licenciamento (CRVL), vá até uma agência bancária, apresente o número do RENAVAN para o recolhimento da taxa (varia entre R$170,00 a R$260,00 - lembrando que estes valores podem ser alterados). Retorne ao Detran, tendo em mãos o recibo de quitação original, a cópia de quitação de outros débitos (caso o veiculo tenha), além dos documentos de praxe: RG, CPF ou CNH e Comprovante de Residência (recente), o Certificado de Registro do Veículo original e com firma reconhecida em cartório (para autenticidade do vendedor e do comprador), o laudo de vistoria de identificação veicular (decalques originais do chassi e do motor), e o formulário do RENAVAN preenchido (duas vias originais).

 

Se quiser conhecer mais acesse

https://www.comotrocardecarro.com.br/agora

 

 

Quer saber como você pode trocar de carro sem perder dinheiro?

Cadastre seu e-mail e assista a um vídeo que mostra o passo a passo

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO


Sobre o Autor


Foto Autor

João Paulo Machado

João Paulo é um apaixonado por carros, com anos de experiência neste ramo, comunicador, especialista em negociação e vem ajudando pessoas a trocar de carro sem perder dinheiro. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


  1. Bryson
    21/11/2016 às 6:22 am

    Heck yeah bae-ybe keep them coming!

Deixe o seu comentário