Como Cuidar dos Pneus do seu Carro

Como Cuidar dos Pneus do seu Carro

Manutenção | Por: | 30 dez 2015 | 0 comentário

Por que manter os pneus bem calibrados?

Manter os pneus devidamente calibrados aumenta a vida útil deste item e evita a sobrecarga do motor. Rodar com os pneus com calibragem 20% abaixo do especificado no manual do proprietário pode reduzir a vida útil do pneu em até 30%, além disso, também aumenta o consumo de combustível em 22% em média.

Se você fizer as contas, rodando com os pneus calibrados de forma incorreta durante 1 ano terá um gasto de, no mínimo, R$600,00 a mais de combustível.

Quando um pneu roda com calibragem abaixo do recomendado, inevitavelmente ocorrem desgastes laterais. No caso da calibragem acima do recomendado, além de causar danos prematuros, a parte central sofrerá um desgaste maior, podendo causar rachaduras que aumentam a instabilidade nas curvas, sendo necessária a atenção redobrada do motorista que, com certeza, estará arriscando a sua própria vida e a dos passageiros. Isso sem mencionar o risco de estouro do pneu.  Por isso, FIQUE ATENTO!

Dicas importantes:

  • A pressão correta dos pneus deve ser vista ainda com ele frio.
  • Quando for calibrar os pneus não ande mais que 3 km, e lembre-se: sempre em velocidade baixa para mantê-los na temperatura adequada, pois o calor pode fazer com que a expansão do ar engane na hora de checar.
  • A frequência em que se deve calibrar é 1 vez por semana. Não deixe passar mais de 15 dias, isso pode lhe custar caro!

Como calibrar?

Nos Postos de Combustíveis você encontra facilmente este serviço, e ainda pode contar com a ajuda dos profissionais do local. É muito importante que você mesmo informe qual a pressão necessária para os pneus do seu carro, por isso é essencial que você saiba esta informação.

Como saber qual a pressão ideal para os pneus do meu carro? Através do Manual do Proprietário.

Caso você não tenha acesso ao Manual do Proprietário,  basta olhar na tampa do tanque de combustível ou em um adesivo na porta.

Não se esqueça de mim! Não menos importante, mas muitas vezes esquecido - o step. O descuido na calibragem periódica deste item pode trazer transtornos indesejáveis na hora que você mais precisar dele.

Agora você já sabe que, na mesma frequência que deve se preocupar em calibrar os pneus que estão rodando, o step passa a ter a mesma importância, com uma pequena diferença: a calibragem do step tem que ter 5 libras a mais que os pneus de rodagem.

Então, fica a dica:

Certifique-se da pressão adequada dos pneus do seu carro, mantenha-os calibrados, garanta a sua segurança e dos passageiros e economize!

 

Quer saber como você pode trocar de carro sem perder dinheiro?

Cadastre seu e-mail e assista a um vídeo que mostra o passo a passo

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO


Sobre o Autor


Foto Autor

João Paulo Machado

João Paulo é um apaixonado por carros, com anos de experiência neste ramo, comunicador, especialista em negociação e vem ajudando pessoas a trocar de carro sem perder dinheiro. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


Deixe o seu comentário