Combustível – Quais as Diferenças?

Combustível - Quais as Diferenças?

Manutenção | Por: | 16 mar 2016 | 1 comentário

Um dos itens de maior custo operacional é, sem dúvida nenhuma, o combustível. A cada parada em um posto para abastecer um tanque de 45 litros, por exemplo, os custos em média podem chegar a R$170,00 (esta estimativa varia de acordo com a cidade em que você se encontra).

É preciso ser racional no momento de abastecer. Ciente das informações necessárias você pode economizar muito na manutenção do seu carro.

Uma dessas informações é saber qual tipo de combustível usar. Entre os tipos de combustíveis disponíveis no mercado, os mais utilizados são: a Gasolina Comum e  o Etanol.

É aí que surge a dúvida: Qual é o melhor e quando usar cada tipo de combustível?

Segundo especialistas, o tipo de combustível a ser usado vai depender muito da utilização do seu carro. Por exemplo: a gasolina comum tem um tempo de oxidação muito curto e, quando envelhece, acaba criando uma "goma" no fundo do tanque. Com o fluxo do combustível, pequenos fragmentos (sujeiras) se desgrudam desta goma e se deslocam para as válvulas, resultando no mau funcionamento do motor.

Já a gasolina aditivada tem um tempo de oxidação mais longo e ajuda na limpeza do motor.

Sendo assim, podemos partir do princípio de que você deverá optar pela Gasolina Comum se fizer trajetos longos, onde o consumo contínuo do combustível não permitirá que haja tempo para a oxidação, ou seja, o consumo total do combustível e o curto período de tempo não permitirão o acúmulo de resíduos no fundo do tanque, aumentando a vida útil e o bom funcionamento do motor do seu carro.

Carro Flex - Qual combustível usar: Etanol ou Gasolina?

É bom ressaltar desde já que o Etanol tem um poder de limpeza muito superior ao da Gasolina. Portanto, aqui vai uma excelente dica:

- Se você tem o costume de utilizar somente gasolina comum, sugiro que você utilize pelo menos uma vez por mês um tanque de Etanol para limpar o sistema de injeção.

Mas, atenção! O Etanol é considerado um combustível "seco" que demanda um maior atrito entre as peças, por isso aconselha-se não utilizá-lo com muita frequência. O atrito contínuo resulta em um desgaste precoce das peças, além de se transformar em um "gel" que prejudica muito o motor.

 

É Preciso Usar Aditivo?

Uma solução à parte seria a utilização correta de aditivos para a limpeza do sistema de injeção que são adicionados direto ao tanque de combustível.

Neste caso, prefiro não indicar nenhum tipo de marca específica, pois existem muitas no mercado. Pesquise e esclareça as suas dúvidas com um profissional antes de adicioná-la ao tanque do seu carro. Em alguns casos ela pode corroer peças metálicas.

Atenção! Observe qual tipo de aditivo está sendo colocado no seu tanque. JAMAIS coloque um aditivo feito para Gasolina em um tanque com Etanol!!!

Fique atento a estes detalhes na hora de abastecer!

Gostou das dicas? Quer saber mais? Então clique no link abaixo:

https://comotrocardecarro.com.br/agora

Neste vídeo eu abordo sobre o tema: "Como Economizar Combustível".

Aproveite!

Quer saber como você pode trocar de carro sem perder dinheiro?

Cadastre seu e-mail e assista a um vídeo que mostra o passo a passo

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO


Sobre o Autor


Foto Autor

João Paulo Machado

João Paulo é um apaixonado por carros, com anos de experiência neste ramo, comunicador, especialista em negociação e vem ajudando pessoas a trocar de carro sem perder dinheiro. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


  1. Jazlyn
    21/11/2016 às 6:36 am

    That's a nicely made answer to a chinlelgang question

Deixe o seu comentário